- (51) 99474.3434
- (51) 3276.6900
- Rua Tobias da Silva 120/702 POA/RS
IMPLANTES HORMONAIS
Acompanhamento e reposição hormonal
MENOPAUSA & CLIMATÉRIO
O climatério é dividido em 3 fases: pré-menopausa, a perimenopausa e a pós-menopausa.
Portanto, climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa.Dessa forma a menopausa (Última mesntruação) é um fato que ocorre durante o climatério.
Nosso principal foco é a REPOSIÇÃO ISOMOLECULAR ou seja, a medicação usada tem a mesma formula química que o organismo produz (17 beta Estradiol e Testosterona). Essa reposição pode ser realizada de várias formas como: transdermica-sobre a pele, intravaginal, sublingual, oral e implantes subdérmicos-sob a pele. Sempre optamos por vias que não tenham primeira passagem hepática. Referente aos implantes, existem duas opções de isomoleculares:
ELMECO, que são os implantes INABSORVÍVEIS, ou seja, os hormônios estão envoltos por uma cápsula de sinelástico que irá liberar lentamente o hormônio e que, após o término dessa liberação, essa cápsula permanecerá no nosso organismo.
SOTTOPELLE, que são os implantes ABSORVÍVEIS, ou seja, o organismo absorve o hormônio com o passar do tempo, desaparecendo totalmente pq ele é colocado diretamente sob a pele.
IMPLANTE DE GESTRINONA
A Gestrinona é um hormônio sintético, ou seja, nosso organismo não produz essa fórmula química. Ele é um progestágeno derivado da 19-nortestosterona que possui atividade androgênica, antiestrogênica, antiprogestogênica e de inibição de gonadrotofina.
Atualmente a apresentação comumente encontrada é em creme intravaginal ou em implantes hormonais.
Alguns efeitos da gestrinona são:
- Contracepção.
- Interrupção ou redução da menstruação.
- Tratamento da endometriose e dor pélvica.
- Melhora do Transtorno Disfórico Pre Menstrual
- Pelo seu efeito androgênico poderá melhorar o tônus e desempenho muscular nas pacientes que tiverem um estilo de vida saudável, com cuidados na dieta e rotina de exercícios físicos, portanto sua indicação não deve ser baseada no objetivo estético apenas. Esse ganho secundário não deve ser o objetivo principal para o uso da gestrinona, fato esse que pode ser erroneamente interpretado.
O que você precisa saber antes de decidir sobre os Implantes hormonais?
- Primeira questão é saber se você precisa usar hormônio e qual ou quais estão indicados, portanto uma consulta médica detalhada, individualizando sua saúde para definir será fundamental;
- A opção do uso hormonal em formato de implantes será colocada na região subdérmica, abaixo da pele, portanto sua liberação ocorre de forma gradativa e contínua, diferente das demais apresentações que terão “picos” de liberado nas primeiras horas após a aplicação, por isso os implantes são mais estáveis fisiologicamente falando;
- Usar doses precisas e para isso temos o auxílio de exames laboratoriais, peso, altura, intensidade de exercícios físicos, doenças prévias para uma melhor certeza da dosagem. Sempre digo, o menos é mais!!!! Procure um profissional médico “capacitado” pela empresa fabricante;
- Saber a procedência e qualidade do material são fundamentais, pois estão surgindo muitas opções paralelas, portanto converse com seu médico sobre todas essas informações;
- A via subdérmica do implante não tem primeira passagem hepática de metabolização, o que favorece sua saúde;
- Os implantes absorvíveis tem duração média de 6 meses e os inabsorvíveis duração média de 1 ano;
- São colocados nas mulheres na região glútea (gosto de colocar na alcinha do biquíni).
Ginecologia / Saúde da Mulher
CRM-RS 25448 RQE 15837