- (51) 99474.3434
- (51) 3276.6900
- Rua Tobias da Silva 120/702 POA/RS
DIU
Dispositivo Intra-uterino
DIU / SIU
SIU (sistema intrauterino), também conhecido como DIU hormonal, são dispositivos ou Sistemas intra-uterinos que são inseridos pelo médico dentro do útero.
O SIU diferencia-se do tradicional DIU por conter parte hormonal agindo no organismo.
Existem basicamente dois tipos: com hormônio e sem hormônio.
🔴 SIU hormonal: a grande função e intenção dele é a redução do fluxo menstrual, o tipo de hormônio que existe dentro dele, derivado da progesterona (progestínico) tem como função atrofiar o endométrio, fazendo com que a pessoa tenha diminuição do sangramento ou até mesmo a ausência, é muito indicado para pacientes com anemia, pacientes com riscos de sangramentos por miomas, adenomiose, pacientes com endometriose que não devem menstruar, pacientes com muitos sintomas menstruais.
No entanto a paciente poderá ter os efeitos colaterais dos hormônios.
🔴 DIU não hormonal: ele é um DIU que não altera o ciclo natural ou fisiológico da mulher, ou seja, a pessoa vai estar ovulando, com suas secreções e todos os seus hormônios fisiológicos em dia. Quando usamos o DIU hormonal – estamos utilizando hormônios sintéticos – que estão interagindo com os hormônios naturais – por isso poderá ter os efeitos colaterais. Entre os tipos de DIU não hormonais existem basicamente dois tipos:
🟠 COBRE (tradicional) – Tem o formato de “T” que é posicionado dentro do útero e não apresenta material tóxico ou alérgico. Não contém progesterona ou outras substâncias. Com validade média de 10 anos, as alterações bioquímicas causadas pelo material impedem que os espermatozoides fecundem os óvulos.
🔺 Quando o cobre encosta no endométrio ele pode aumentar o fluxo menstrual, então ele não é indicado para pacientes que têm fluxo aumentado, pois pode aumentar ainda mais o fluxo e ter quadros de anemia (perda de ferro).
🟠 COBRE com PRATA (mais recente): O DIU de cobre com prata é pensado para reduzir os possíveis efeitos colaterais nas usuárias do DIU de cobre. Essa opção também contém a substância, mas usa a prata para contrabalancear as reações. Ele reduz as chances da intensificação do fluxo menstrual e do aumento das cólicas. Até mesmo o seu formato em “Y” e de tamanho reduzido facilita a inserção no útero e diminui as dores do procedimento.
O dispositivo de prata tende a ter duração média de 5 anos.
Faça uma consulta para saber o tipo ideal de DIU para você.
Ginecologia / Saúde da Mulher
CRM-RS 25448 RQE 15837